Jogo da memória
- Materiais:
- Cartolina ou papel cartão
- Atividade:
Deve-se reproduzir duas figuras de cada animal e colar em cartolina ou papel cartão. Deixar que o aluno veja a posição das figuras e virar para que encontre os pares.
Esta atividade pode ser desenvolvida dentro da sala de recursos com alunos autistas, por exemplo. Ela pode ser utilizada para desenvolver memória visual e auditiva do aluno. Pode ser usada com alunos de várias faixas etárias, alterando o grau de dificuldade da atividade de acordo com a idade. Por exemplo, para alunos da educação infantil, pode-se começar com poucas figuras e pedir que repitam o nome e depois reconheçam os animais. Para alunos do ensino fundamental, pode verificar que animais o aluno já conhece para que diga os nomes e encontre os pares, aumentando o número de fichas e depois podem dizer qual a sequência em que se encontram os animais.
Quebra-cabeça
- Materiais:
- Cartolina ou papel cartão
- Atividade:
Deve-se reproduzir figuras grandes de animais, colar em cartolina ou papel cartão e cortar ao meio. Esta atividade também pode ser desenvolvida dentro da sala de recursos com alunos autistas da educação infantil. Ela pode ser utilizada para desenvolver a percepção do aluno e ajudar na linguagem e comunicação. Deve-se deixar as partes de cada animal separadas e pedir que o aluno junte-as e depois pedir que o no,e de cada um.
Carla, achei interessante suas atividades, bem simples e fácil de ser produzidas, mas que traz resultados positivos, principalmente para estimular o cognitivo e a percepção para alunos TEA, parabéns amiga, gostei mesmo!!
ResponderExcluirParabéns Carla!
ResponderExcluirSuas sugestões estão ótimas!!!Os recursos estão bem expressivos,com bastante detalhes! Dessa forma os alunos com TGD podem aprender e assimilar os conteúdos de forma bem precisa!
Abraços!