sexta-feira, 24 de maio de 2013

O desenvolvimento sociocultural de surdos por meio da arte inclusão


O respeito às diferenças interculturais e o acesso à arte é garantido para todos pela Constituição Federal de 1988, especialmente no inciso III do artigo 208; pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; pela Lei 8.069/90 e, principalmente, pela Lei 9.394 de 20/12/96, artigos 26 e 58, porém, as pessoas com necessidades especiais, em sua maioria, não tem esse direito respeitado.
Diante disso, convido você a conhecer o artigo da professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, intitulado “O desenvolvimento sociocultural por meio da dança, da musicalidade e da teatralidade: uma experiência de arte inclusão com alunos surdos” traz questionamentos sobre o incentivo e os benefícios que a arte pode trazer para o desenvolvimento sociocultural do surdo. Além disso, traz um relato de experiência do Projeto Arte e Inclusão, desenvolvido pela Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, que marcou presença em vários eventos nacionais e internacionais, sendo o ponto de partida para incentivos destinados a esta área.



REFERÊNCIA:


QUIXABA, Maria Nilza Oliveira. O desenvolvimento sociocultural por meio da dança, da musicalidade e da teatralidade: uma experiência de arte inclusão com alunos surdos. Inclusão - Revista da Educação Especial, Brasília: Secretaria de Educação Especial, v. 2, n. 3, p. 41-45, dez. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao3.pdf>. Acesso em: 10/05/13.




2 comentários:

  1. Olá amiga, tudo bem? Estive lendo seu texto sobre " O desenvolvimento sociocultural de surdos por meio da arte", e concordo quando afirma que as pessoas com necessidades especiais, em sua maioria, não tem esse direito respeitado. Minhas reflexões insistentimente afirmam que ainda temos muito que aprender com eles e a parceria entre escola e família será um suporte de suma importância na realização das conquistas ora almejadas.

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    1. Olá, Celia! Concordo com você. Muito ainda precisa ser feito e a participação da família é fundamental para o sucesso da educação em todos os seus âmbitos.

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