O respeito às diferenças interculturais e o acesso à arte é
garantido para todos pela Constituição Federal de 1988, especialmente no inciso
III do artigo 208; pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; pela Lei 8.069/90
e, principalmente, pela Lei 9.394 de 20/12/96, artigos 26 e 58, porém, as
pessoas com necessidades especiais, em sua maioria, não tem esse direito
respeitado.
Diante disso, convido você a conhecer o artigo da professora Maria
Nilza Oliveira Quixaba, intitulado “O desenvolvimento sociocultural por meio da
dança, da musicalidade e da teatralidade: uma experiência de arte inclusão com
alunos surdos” traz questionamentos sobre o incentivo e os benefícios que a
arte pode trazer para o desenvolvimento sociocultural do surdo. Além disso,
traz um relato de experiência do Projeto Arte e Inclusão, desenvolvido pela
Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, que marcou presença em vários
eventos nacionais e internacionais, sendo o ponto de partida para incentivos
destinados a esta área.
Quer conhecer? Acesse o link: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao3.pdf
REFERÊNCIA:
QUIXABA, Maria Nilza Oliveira.
O desenvolvimento sociocultural por meio da dança, da musicalidade e da
teatralidade: uma experiência de arte inclusão com alunos surdos. Inclusão - Revista da Educação
Especial, Brasília: Secretaria de Educação Especial, v. 2, n. 3, p. 41-45,
dez. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao3.pdf>.
Acesso em: 10/05/13.
Olá amiga, tudo bem? Estive lendo seu texto sobre " O desenvolvimento sociocultural de surdos por meio da arte", e concordo quando afirma que as pessoas com necessidades especiais, em sua maioria, não tem esse direito respeitado. Minhas reflexões insistentimente afirmam que ainda temos muito que aprender com eles e a parceria entre escola e família será um suporte de suma importância na realização das conquistas ora almejadas.
ResponderExcluirOlá, Celia! Concordo com você. Muito ainda precisa ser feito e a participação da família é fundamental para o sucesso da educação em todos os seus âmbitos.
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