segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

“Audiodescrição: ver, ouvindo”


"O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme."
(Graciela Pozzobon e Lara Pozzobon – www.audiodescricao.com.br)


“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto. É a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, o que abre muitas janelas do mundo para as pessoas com deficiência visual.”
(Lívia Maria Villela de Mello Motta - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem)

É realmente importante conhecer os recursos que possibilitam facilitar a vida das pessoas com deficiência. E a audiodescrição é um recurso muito útil na vida de quem possui deficiência visual.
Seria muito bom se esse recurso fosse ampliado a todos os filmes, peças etc., pois assim aconteceria de fato a inclusão.

Com relação à inclusão escolar, Motta (2010) cita que é necessário primeiro conscientizar professores, alunos e pais sobre o que é e qual a importância da audiodescrição “[...] para o acesso às informações e ao mundo imagético, para a ampliação do entendimento, para a autonomia e independência das pessoas cegas e com baixa visão.” Ela também traz para professores aplicarem no ambiente escolar para que os demais alunos entendam o mundo de quem é cego, a seguinte sugestão:



Também trago algumas sugestões de filmes com audiodescrição que podem ser utilizados em sala de aula e ajudar na inclusão:

A Fábula da Corrupção - audiodescrição
Uma excelente oportunidade para tratar de valores e até mesmo falar sobre o momento político que estamos vivendo no Brasil.

Turma da Mônica - BOAS MANEIRAS com áudiodescrição

Uma alternativa bem engraçada para tratar de questões da vida diária e da importância de se ter boas maneiras.

Natal da Turma da Mônica- audiodescrição

É uma boa opção para conversar com os alunos sobre o Natal.

OS TRÊS PORQUINHOS- audiodescrição
É claro que as histórias infantis são encantadoras para todas as crianças. A história dos três porquinhos com audiodescrição pode ser muito ilustrativa para todos os alunos, não só para as crianças com deficiência visual.

Todos estes vídeos são excelentes oportunidades para tratar de diversos temas dentro de sala de aula. Além disso, “as crianças com deficiência visual querem e precisam da ludicidade ocasionada pelos desenhos animados e outros eventos visuais semelhantes. Oferecer acessibilidade aos programas televisivos dessa natureza, tanto responde legalmente ao direito ao lazer das crianças, como lhes permite aprender.”